O Padre Fabio de Melo canta em um dos versos da canção Cirios:
“É por isso que, na alma de todo paraense, a vida é sempre outubro...".
Fazendo referencia ao Cirio de Belém, que acontece todo segundo domingo de outubro, considerada como a maior manifestação religiosa do mundo. Na mesma a pequena imagem de Maria, mãe de Jesus apresenta seu Filho que esta em seu colo para a grande multidão de fies que geralmente não percebem, pois a mesma reuni cada um deles naquele local para fazer o que ela sempre fez: apresentar seu filho, o Salvador as homens.
As imagens Católicas representam homens e mulheres que tiveram suas vidas iluminadas pelas luzes do Evangelho. Assim como a mãe de Jesus. Por isso quando olhamos para uma recordamos as lições de vida daquela pessoa logo os sinais expressos na mesma nos conduzem em direção a Deus. Basta observa com um olhar atento as imagens de nossa Senhora com o menino Jesus ao seu colo; em especial a de nossa senhora de Nazaré. A mesma esta sempre com um gesto natural de qualquer mãe que deseja apresentar seu filho a quem quiser ver.
O Cirio e as romarias são festas “sempre promovidas por ela” nas diversas regiões do estado do Pará tem sempre um único objetivo: nos mostrar o menino Salvador. Quando contemplamos nas prossições “aquela imagem da virgem com seu filho no colo de rosto sempre voltado a nós” no imenso mar de romeiros seria como que ela gritasse lá da berlinda a frente da multidão: “Olhem o meu filho, o Emanoel. Adorem, acolham, aceitem e ame-o.”
Um detalhe que pode passar despercebido ao longo das romarias, mas tem muito a nos ensina. Observa que a imagem leva o filho no colo. Imaginemos a seguinte ação: se colocarmos uma criança ao colo, logo a mesma ficara a frente de nosso corpo, pois dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço. Se o menino Jesus vai ao colo da imagem de nossa senhora de Nazaré, pela lei da física é a imagem do menino Jesus que vai a frente das romarias e não a de nossa senhora que mais uma vez só esta nos apresentado seu filho.
Mas muitos que estão com os ouvidos e coração voltados para os outros detalhes da festa não percebem nos sinais simples da pequena imagem o que a mesma esta ensinando e mais um ano não conhecem Aquele que o Cirio quis apresentar.
Nossa senhora de Nazaré em cada romaria, seja ele pequena ou grande nos reuni da mesma forma que reuniu os discípulo nas bodas de canã para simplesmente dizer: “fazei tudo que eles vos mandar” Jo. 2,5. Isto acontece nos momentos das homilias, dos cantos e orações que em cada manifestação Mariana e Celebrada. Pois toda movimentação culmina em torno do banquete da Eucaristia, isto é ouvindo a palavra do seu filho que saindo do seu colo deseja entrar em nossa vida. como alimento.
Não somente no mês de outubro em Belém, mas em todo estado do Para ao longo de todo ano seu objetivo é sempre o mesmo desde quando ela começou sua missão evangelizadora nestas terras Paraenses em uma época de escassez de Sacerdotes no início do processo de evangelização. Ela que com sua simplicidade foi entrando nas cidade, ilhas, fazendas, ribeirinhos e nas casas visitando e preparando o caminho nos corações do povo paraense para conhecer, acolher e amar seu filho. No entanto quem acolhia o seu menino acolhia também a mãe, pois foi ela que nos ensinou como era seu filho para que aprendêssemos ama-lo como ela o ama.
Se na alma de todo paraense a vida é sempre outubro; é por que dentro de cada peito bate um coração Mariano durante o ano inteiro!!! .
Nenhum comentário:
Postar um comentário